domingo, 20 de dezembro de 2015

Resposta à página da Terra Plana - #4


A página do Facebook "Terra Plana - Astronomia Zetética" postou uma imagem dizendo que a trajetória de um projétil disparado verticalmente para cima de uma arma de fogo não sofreria alteração pelo "suposto giro e órbita da Terra".

Novamente, a página usa a mesma falácia usada anteriormente para alegar que a Terra não gira, e novamente, o mesmo conceito de referencial inercial refuta essa falácia com facilidade.

A própria página se contradisse nesse post. No primeiro parágrafo, a página diz o seguinte:

"(...)o objeto que está em cima de uma coisa em movimento irá participar desse movimento, mas se um objeto é jogado para cima de um corpo em repouso, e de novo a partir de um corpo em movimento, as circunstâncias que rodearam a sua descida será muito diferente."

Tirando os erros de concordância e a contradição estupenda que foi cometida, tá tudo certo!

Brincadeiras a parte, como alguém pode afirmar que, um corpo jogado de cima de outro corpo em movimento irá participar do movimento, e logo depois afirmar que, se o mesmo objeto for jogado a partir de um corpo em movimento, as circunstâncias que rodearam a sua descida serão muito diferentes?

Isso é a mesma coisa que dizer: "Se você matar uma pessoa, ela morrerá, mas se você matar uma pessoa, ela não morrerá."

Até a primeira vírgula, a afirmação feita pela página está correta, o corpo lançado para cima irá acompanhar o movimento do corpo da qual ele foi lançado. Isso pode ser facilmente provado jogando uma bola verticalmente para cima enquanto você corre em movimento retilíneo uniforme. A bola cairá em suas mãos.

Mas depois da primeira vírgula, a página se contradisse e invalidou a afirmação anterior, deixando a frase totalmente desconexa e sem sentido algum.

Uma pessoa na linha do Equador está girando a 1.675km/h sob a Terra, em relação ao centro dela. Ou seja, para um referencial parado fora da Terra, qualquer coisa lançada verticalmente (para cima ou para baixo), ou deixada cair a partir do repouso (queda livre) por essa pessoa irá acompanhar o giro da Terra, e terá velocidade de 1.675km/h, que é a velocidade da rotação da Terra no Equador.

A página também diz que se a Terra gira e orbita, o projétil cairia quilômetros atrás a arma, em virtude do movimento supersônico de rotação da Terra. Seguindo essa lógica, se eu estiver em um carro a uma velocidade constante de 100km/h e jogar uma bola verticalmente para cima, a bola deveria cair atrás de mim...

NÃO, isso NÃO ACONTECE. Não acontece pelo simples fato da velocidade de rotação da Terra ser constante. Se houvesse qualquer tipo de aceleração, a trajetória da bala em relação ao atirador seria diferente.

Corrigindo a frase da página: "Uma bala disparada verticalmente para cima não sofre alteração no curso de queda pelo giro da Terra para um observador que está sob a Terra."

(Aliás, o que a órbita terrestre mencionada na frase original tem a ver com isso?)

Vídeo demonstrativo da inércia em um avião a 700km/h. Se o avião está voando a uma velocidade de 700km/h (pouco mais da metade da velocidade de rotação da Terra), por que o pêndulo permanece imóvel? Segundo a lógica da página, ele não deveria se afastar do avião?!



Um comentário:

  1. Que experimento simples e lindo! A física é demais! Parabéns pela iniciativa!
    Levar conhecimento DE VERDADE para as pessoas, antes que sejam corrompidas por essa babaquice de terra plana! Se bem que, se alguém consegue acreditar na terra plana, talvez mereça continuar acreditando mesmo!

    ResponderExcluir