quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Espelhos deixados na Lua refletem lasers emitidos da Terra




Há cerca de 46 anos atrás, em 16 de julho de 1969, o programa espacial Apollo 11 entrava em ação, e enviava os primeiros homens à superfície lunar. Quatro dias depois do lançamento, no dia 20 de julho, às 20h17min UTC, o módulo da Apollo 11 aterrissava na Lua (ou alunissava).

A missão teve um total de 195h18min (8 dias, aproximadamente), onde 59h30min foram usados para orbitar a Lua para diminuir a velocidade da nave e alunissarem com segurança. Os três astronautas que compunham a tripulação da nave, Neil Armstrong, Edwin "Buzz" Aldrin e Michael Collins ficaram cerca de 21h31min na superfície lunar, antes de voltarem para a Terra.

Dentre outros objetivos da missão, os astronautas coletaram aproximadamente 21,5kg de rochas e poeira lunar para serem analisados, o que possibilitou uma maior compreensão sobre a estrutura geológica que compõe a Lua.

Os astronautas também instalaram sismógrafos, afim de estudar melhor o comportamento sísmico de nosso satélite.

Também foi instalado um equipamento que funciona como um espelho, que reflete raios lasers emitidos da Terra, o que pôde trazer informações sobre oscilações no eixo da Terra, possibilidade de variações na constante gravitacional G, além de medir a distância entre a Terra e Lua com precisão astronômica (fato esse que proporcionou a descoberta do afastamento de cerca de 3,78cm anuais da Lua).

Retrorrefletor deixado na Lua na missão Apollo 11, em julho de 1969.
Esquema do retrorrefletor utilizado na missão.


Este espelho é na verdade chamado de Retrorrefletor. É chamado assim pois sua superfície reflete a luz com mínimo de dispersão, na mesma direção, porém, sentido oposto à fonte de luz incidente.

O retrorrefletor usado na missão Apollo 11 (e posteriormente utilizado em outras missões) era composto por uma estrutura quadrada de alumínio, onde são apoiados 100 pequenos espelhos circulares, em formato de prisma fabricados de sílica (principal composto da areia, principal matéria prima para a fabricação do vidro).

Prisma similar ao utilizado na fabricação do refletor.


Tal prisma funciona como um olho de gato, desses que são usados em placas de sinalização, em uniforme de lixeiros, nos sinalizadores de bicicletas e em algumas peças de roupa. Ele reflete a luz incidida sobre ele num plano paralelo à fonte de luz.

Esquema mostrando a trajetória de raios luminosos incididos nos prismas. Qualquer que seja o ângulo de incidência, o reflexo será sempre paralelo à fonte de luz, fazendo com que seja possível 
Com este aparato colocado na Lua, raios lasers são emitidos da Terra para o espelho, e um detector de fótons fica monitorando a área em que o laser deve refletir. Sabendo a velocidade da luz no vácuo (c) e o tempo demorado para a luz ir e voltar, fica fácil determinar a distância da Lua.

A imagem abaixo mostra o resultado da experimentação desse espelho. Foram disparados vários lasers nos locais onde foram feitos os pousos da Apollo, e as linhas escuras do gráfico indicam a presença de fótons.

Gráfico mostrando a incidência de fótons refletidos de algum lugar no local onde os pousos da Apollo foram realizados.

Dois lasers disparados contra a Lua no observatório geofísico e astronômico da NASA, em Maryland, Estados Unidos.


E agora, terraplanistas, qual a desculpa para justificar a presença de espelhos prismáticos na Lua, ou então a presença de um espelho plano que se alinha perfeitamente a qualquer parte do mundo, 24h por dia? Os comentários são abertos a qualquer um.

121 comentários:

  1. Faça voce o teste com lazer entao e ve se reflete kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AQUELE QUE VEM COM A CANETA DO CAMELÔ NÃO CHEGA ATÉ A LUA!!!

      Excluir
    2. vamos então até o observatório da USP nos dois, la tem um laser capaz de chegar a lua e demonstrar o experimento, bora la? ou esta com medo de que suas crenças são mera ilusão para seu ego se sentir superior a quem estuda coisas reais e se esforça

      Excluir
    3. Me mande a foto da lua com a localização do espelho por favor

      Excluir
    4. Me mande a foto da lua com a localização do espelho por favor

      Excluir
    5. Apolo 11: Mare Tranquillitatis - 0.67408°N 23.47297°E
      Apolo 14: Fra Mauro 3.64530°S 17.47136°W
      Apolo 15: Hadley–Apennine 26.13222°N 3.63386°E

      Excluir
    6. Manés terraplanistas, não é necessário questionar o espelho na lua, existe um outro argumento HADOUKEN que vocês não podem rebater. E esse é fácil comprovar. A ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL ISS.
      Ela está lá em cima a aproximadamente 400km de altura e você pode calcular onde ela passará e mirar um telescópio nela. Nem precisa ser um telescópio muito potente pra calar de vez seu ceticismo.

      Excluir
    7. Cuidado, como se vê, a lua é um globo,pode ocorrer das rochas soltas da lua cair na cabeça dos terraplanistas.

      Excluir
    8. Vai ver se estou na esquina o topeira...

      Excluir
  2. isso mesmo...faça vc mesmo o teste com o lazer e posta o vídeo aqui pra nós! !!!

    ResponderExcluir
  3. isso mesmo...faça vc mesmo o teste com o lazer e posta o vídeo aqui pra nós! !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FIZ O TESTE E FUNCIONA DE VERDADE
      https://www.facebook.com/claudio.rodrigues.182940/posts/2022170604475633?comment_id=2023256911033669&ref=notif&notif_t=feed_comment&notif_id=1502830223024384

      Excluir
    2. Na cabeça desses retardados, o espelho deve ter sido colocado pelo Batman.

      Excluir
    3. AQUELE QUE VEM COM A CANETA DO CAMELÔ NÃO CHEGA ATÉ A LUA!!!

      Excluir
    4. O solo lunar é refletivo, então não é pq reflete que isso mostra que tem um refletor na Lua, já se fazia isso muito antes de o homem ter "pousado" na Lua.

      Excluir
    5. Tente você mesmo fazer isso em qualquer parte de lua, e então fazer no espelho. Acho que você ver ver que o solo lunar é rochoso e não reflete.

      Excluir
    6. adianta postar um vídeo para vocês dizerem que é montagem? hipocritas

      Excluir
    7. Aonde estão os espelhos da lua para min poder apontar meu telescópio? Tem uma foto com a localização?

      Excluir
    8. Aonde estão os espelhos da lua para min poder apontar meu telescópio? Tem uma foto com a localização?

      Excluir
    9. Apolo 11: Mare Tranquillitatis - 0.67408°N 23.47297°E
      Apolo 14: Fra Mauro 3.64530°S 17.47136°W
      Apolo 15: Hadley–Apennine 26.13222°N 3.63386°E


      Boa sorte espero que seu laser tenha potencia para este experimento

      Excluir
  4. primeiro, a imagem do objeto na lua é totalmente fake. Se na lua não tem umidade, como deixaram pegadas no solo. Segundo, a lua como sendo muito grande 4 vezes menor que a terra, acho muito estranho o horizonte estar tão proximo, se o astronauta andar poucos metros capaz que cai no espaço kkk,. Acho que o primeiro passo é ver as fatos que mostram as mentiras da NASA, ai depois voce vem cagar pela boca ou pelos dedos, kkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por causa da gravidade ser menor animal. Areia não se junta rápido como aqui na terra.

      Excluir
    2. Por causa da gravidade ser menor animal. Areia não se junta rápido como aqui na terra.

      Excluir
    3. Amigo, a "areia" da Lua é bastante fina, as pegadas ficam marcadas sim! Nao se desfazem facilmente porque no vácuo não há vento. E outra, por menor que seja a gravidade na lua (6 vezes menor que na Terra) ainda há a força atrativa no corpo, ou seja, os astronautas se fixam e não "caem no espaço" como você pensa com essa cabecinha pequena. Procure saber um pouco de Física básica antes de comentar estrume.

      Excluir
    4. É inacreditável que realmente existe gente que acredita que a terra é plana, mesmo hj em dia com satélites circulando o planeta diariamente, uma estação espacial circulando, sondas lá fora, é pedir demais pra ser burro...

      Excluir
    5. As pegadas ficaram marcadas em solo lunar porque ela é formada por regolito que ao microscópio é totalmente diferente da areia que sofreu desgaste por água, vento, reações químicas e físicas e tem a sua forma arrendondada. Já o regolito nunca sofreu erosão como a areia então ele tem a forma irregular, então ao ser compactado suas partículas grudam por atrito e a forma fica marcada e firme porque quem tem o menor pingo de conhecimento sabe que na lua não venta por falta de atmosfera.

      Excluir
    6. Me preocupa a tiazinha que está lá em cima à 48 anos tirando a poeira desses espelhos para não acumular...

      Excluir
    7. kkkkkkkkkkkk. Que burro, dá zero para ele...
      E onde está o vento que leva a poeria para o espelho...????

      Excluir
    8. No mesmo lugar que fez a Bandeira dos EUA tramular!

      Excluir
    9. A bandeira não fez aquilo por causa de vento. Tem um programa chamado os caçadores de mitos e teve um que eles fizeram sobre o homem ter ido à Lua: http://www.dailymotion.com/video/xsicer

      Excluir
    10. A imagem é totalmente fake? É fácil falar né, agora provar já é de mais para seu QI de vassoura.

      Olha só, o mesmo questionamento idiota de sempre... "Se na Lua não tem umidade, como foram deixadas as pegadas?"
      Cara, não é necessário umidade para deixar as pegadas. As pegadas só foram possíveis graças à areia MUITO fina que há no solo lunar. Você provavelmente viu isso num vídeo, e como é facilmente manipulado acreditou.

      "Acho estranho o horizonte estar tão próximo"
      Você mesmo falou que a Lua é menor que a Terra, quer que o horizonte seja o mesmo? Se na Terra, uma pessoa que tem 1,80m vê 5,6km até a curvatura da Terra esconder o que está "para frente", imagina na Lua, que é bem menor.
      Vai falar que a Lua é plana também bebê?

      Corrigindo: Acho que o primeiro passo é você estudar, parar de se basear nesses videozinhos MERDA que você vê no YouTube.
      Se a vida fosse fácil assim, ninguém precisaria fazer faculdade, iriam apenas ver vídeozinhos que falam sobre os assuntos que lhe interessam.

      "O senso comum nos diz que a Terra é plana"

      Excluir
    11. Na boa pq a Nasa não vai agora na lua q tem mas tecnologia q em 1969...E prova q não é fake na boa sempre vó acredita q nunca os americano foi até a lua ...até prova ao contrário tecnologia de hj e mas avançando.
      . Kkkkk

      Excluir
    12. se pisar em solo seco não fica pegadas ??? pow cara se é burro !!

      Excluir
    13. Creio que o único jeito de fazer este bando de desprovidos de massa encefálica num % grande, acreditar que o homem já esteve na Lua..., é indo lá de novo

      Excluir
    14. "Na boa pq a Nasa não vai agora na lua q tem mas tecnologia q em 1969...E prova q não é fake na boa sempre vó acredita q nunca os americano foi até a lua ...até prova ao contrário tecnologia de hj e mas avançando.
      . Kkkkk"

      Estão planejando par 2020 e pouco. Mas não vai adiantar nada. Não vão acreditar que estão lá. Se por acaso admitirem que os caras estão lá e mostrarem os locais de alunissagem anteriores vão dizer que levaram agora e montaram lá "pra manter a mentira"...

      Excluir
  5. A NASA contou está história e vc um alienado acreditou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os alienados são todos voces que acreditam em todas as teorias conspiratórias que leem na internet.

      Excluir
    2. sim amiguinho a nasa mente... seria uma pena se não existisse centenas de outras agenncias espaciais além de cientistas independentes que podem repetir o experimento e comprovar por si mesmos, ai ai é tão bom ler comentários de terraplanistas vou usar isto para substituir meu remédio de sono ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

      Excluir
    3. Cinturão de Van Halen ninguém e nenhuma maquina nehum Humano é capaz de atravesar acho que quem é desprovido de massa CEFÁLICA é vc ! homen na Lua fake news o proprio diretor já falou e morreu! acorda pedaño de fezes nunca estudou cosmologia astrologia e fisica em excretar o pseu da inteligencia!

      Excluir
    4. Porque não pesquisa quem descobriu sobre os cinturões de Van Allen? Os EUA criariam provas contra eles mesmos?

      Excluir
  6. A NASA contou está história e vc um alienado acreditou!

    ResponderExcluir
  7. Nossa vei, como tem nego burro.
    Primeiro, não precisa ter umidade pra ter pegadas. E o espelho realmente existe. Prova é a reflexão do laser emitido na lua. Pqp, vão estudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá mesma maneira que a lua reflete a luz do sol ela consegue refletir sinais luminosos bastante produzidos em direção á ela!

      Excluir
    2. "Dá mesma maneira que a lua reflete a luz do sol ela consegue refletir sinais luminosos bastante produzidos em direção á ela!"

      Qualquer objeto reflete luz, caso nunca tenha percebido. Mas a diferença entre a reflexão de uma pedra com a de um espelho é que o espelho reflete de forma mais eficaz. A Lua só é iluminada pelo Sol. Nós vemos que isso acontece pois essa luz chega até nós. Isso significa que ela é um espelho? Não.

      Tente apontar um laser para uma pedra e então apontar para um espelho.

      Excluir
  8. Duvidar, questionar não é burrice. O problema da humanidade está justamente no fato de termos uma população extremamente passiva, uma plateia que ouve e concorda com tudo e ainda está disposta a matar e morrer pra lutar contra quem duvida. A história está sim mal contada. Esse prima não me disse nada até porque como foi questionado aí acima eu não posso fazer a experiência e não conheço ninguém ou nenhuma instituição que possa.Sem falar que ele é extremamente pequeno em comparação com o tamanho da lua, me surpreende e muito como eles acertam um raio laser daqui até lá, deve ser uma espécie de GPS dos bons mesmo.

    ResponderExcluir
  9. As mulas planas querem disparar um laser de caneta chinesa para testar os refletores? É necessário um laser potente e as coordenadas exatas para o disparo e equipamento para receber os sinais dos fótons. Não leram ou não entenderam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois da explosao atomica no japao algum planeta ou estrela se formou. O univrso nao nasceu de um big bang?

      Excluir
    2. Fabio, tentarei ser didático.
      Big Bang não tem nada a ver com fissão nuclear.
      A bomba atômica do japão é uma bomba de fissão nuclear, onde um átomo muito pesado se divide em átomos menores e energia é liberada.
      Acredita-se (repare que não estou afirmando) que o universo surgiu a partir do Big Bang, ou seja, uma situação de singularidade onde toda a massa do universo se encontrava em volume muito pequeno. Nesta configuração simplesmente não existem átomos formados, portanto, é impossível que haja fissão nuclear.

      Outro ponto, uma bomba atômica utiliza uma fração quase infinitesimal de massa quando comparada a massa do universo, ou mesmo de um único planeta. Como tu quer que surja uma estrela a partir de alguns kg de matéria (nem sei se chega na ordem de kilogramas)? É como tentar construir um arranha céu com um grão de areia.

      Excluir
    3. Suponho que este tal laser deve ser um super laser que só a NASA tem capacidade e tecnologia para fabricar mas será que eles podiam pelo menos disponibilizar as coordenadas tipo assim em uma simples pesquisa no Google por exemplo?
      Sei lá... Vai que alguém consiga fazer um super laser e queira brincar com os espelhos da lua
      Kkkkkk

      Excluir
    4. Todo observatório tem esse laser. Não existe só NASA no mundo.

      Excluir
    5. Não precisa ir longe, em Brasília tem. Solicita uma visita
      https://ilrs.cddis.eosdis.nasa.gov/network/stations/active/BRAL_general.html

      Excluir
    6. Joelson só aqui em são Paulo temos o da USP, e o do Planetario do Ibirapuera não é só a nasa a única coisa que pesquisa o espaço deixa de ser hipocrita

      Excluir
    7. alias Joelson qualquer um pode visitar estes observatorios e verificar com seus próprios olhos mas é mais fácil engolir merda já mastigada e digerida do que ir atrás você mesmo de conhecimento não é verdade?

      Excluir
    8. Apolo 11: Mare Tranquillitatis - 0.67408°N 23.47297°E
      Apolo 14: Fra Mauro 3.64530°S 17.47136°W
      Apolo 15: Hadley–Apennine 26.13222°N 3.63386°E

      Excluir
  10. Pessoal do terra globo qantas vezes a nasa tem que fazer voçês de burro com suas mentiras iluzórias. Acordem estamos contra o sistema se esqueceram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, tu não sabe nem o básico do português... Quer se achar o "inteligentão" por dizer que tudo que vai contra você é uma farsa? Tu é burro aceite!

      Excluir
    2. Cinturão de Van Halen ninguém e nenhuma maquina nehum Humano é capaz de atravesar acho que quem é desprovido de massa CEFÁLICA é vc ! homen na Lua fake news o proprio diretor já falou e morreu! acorda pedaño de fezes nunca estudou cosmologia astrologia e fisica em excretar o pseu da inteligencia!

      Excluir
    3. Já pesquisou pra saber quem descobriu os Cinturões de Van Allen? Voce só soube deles através dos canais mentiroso seu tonto!

      Excluir
    4. O vídeo de Stanley Kubrick revelando que fez os vídeos lunares são fake grosseiro. Tem que ser muito tonto pra não ver a manipulação da boca dele no vídeo. Voce acredita fácil só nos canais mentirosos. Em fontes sérias com fontes e dados que se pode checar voce não acredita nem morrendo? Ah vá se danar pra lá!

      Excluir
  11. Sou a favor da zerra plana. So tenho uma duvida , se nada entra ou sai pelo domo e os mteoros que entram na terra. Seria mais uma mentira global.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muitas notícias de pessoas comuns que relatam ter visto e até mesmo pegado um meteorito enquanto trabalhavam no campo. Mas como vc é terraplanista sua única desculpa vai ser falar que a mídia inventou ou comprou estas pessoas, pq vcs não t nenhum bom argumento.

      Excluir
    2. Pedaços do domo q caem... Foi oque explicou um video q vi...

      Excluir
    3. Pedaços do domo q caem... Foi oque explicou um video q vi...

      Excluir
    4. Kkk. Mas o domo não é intransponível segundo eles.

      Excluir
    5. Vai na porra de um planetário e veja vc msm o espelho na lua , eu já fui e vi e usei o laser e posso te garantir que O ESPELHO ESTÀ NA LUA E FUNCIONA !! Agora eu fui e tenho propriedade pra dizer isso , vc só esta dizendo oq acha sem prova alguma.

      Excluir
    6. Perdem tempo em discutir com a nata da ignorância. .... Galileu tá rolando no túmulo. .....

      Excluir
  12. Cara, acho que peguei câncer lendo esses comentários. Lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é...concordo com voce,que bando de maluco que acha que a terra éplana...Stéphanie,quér casar comigo e vamos morar na lua?e ai ao invés de nos beijarmos sob a lua cheia,podemos nos beijar sob a terra cheia,ja imaginou que cena linda?vermos a terra nascer toda iluminada?

      Excluir
  13. Existe uma entrevista direto da estação espacial internacional em que a astronauta comenta que em breve será possivel ao homem superar a orbita baixa da terra. O que significa isso? Será que foram mesmo a lua em 1969?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer dizer só que desde 1972 que ninguem vai alem da orbita baixa. Não existem mais os Saturno que levaram as Apolos pra lá. Até pouco tempo atras os EUA tinham que pagar pra Russia levar os astronautas pra ISS. Porque isso? Onibus espaciais... Quando começaram a usar os onibus espaciais praticamente cancelaram os foguetes que aguentariam a carga e o pessoal pra lua e concentraram toda grana neles (OE). Agora estão desenvolvendo foguetes novos (tanto a NASA quanto as empresas (como a Space X)) que poderam levar, de novo, gente pra lua...

      Excluir
  14. Essa história do teste do laser Terra/Lua é muito mal contada. Isso não prova nada.

    ResponderExcluir
  15. ok a foto mostra dois lasers indo em direção a lua... cade o que mostra voltando??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o maluco...nao é dois laser indo,é um indo e o outro esta vindo

      Excluir
  16. o argumento do povo é dizer que a Nasa Disse e que ela fez ???? 100% de confiança cega

    ResponderExcluir
  17. Kkk nao conseguem ver a bandeira americana com um telescopio. Mais conseguem mirar um leiser no espelho na lua com muita presisao ..kkkkk legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito mais fácil acertar o espelho, pq ele reflete a luz, agora como vc vai ver uma bandeira que é super fina E não reflete?

      Excluir
    2. O período de rotação da Lua é exatamente o mesmo período de translação dela.
      Isso significa que, em um dado local, SEMPRE a mesma face será apontada para a Terra.
      Sabendo disso e sabendo onde o espelho foi posicionado, é possível sim mirar o laser no espelho com precisão milimétrica e obter o retorno.

      Sobre ver a bandeia com o telescópio, não vou me ater a explicações, sugiro que leia esse artigo: http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao188.htm
      Abraços!

      Excluir
    3. O mais incrivel é tudo isso com a terra girando a mais 1200 km por hora,é de deixar qualquer sniper no chinelo!

      Excluir
  18. Certo. Quanto ao laser eu digo... vai ter uma mira boa assim para acertar o painel ( que tem menos de 0,5 metros quadrados), com os seguintes probleminhas.. 1 - A refração atmosférica desvia a luz (tanto enviada como recebida) 2 - Nosso planeta tem movimento de rotação (gira em torno de seu eixo) a uma velocidade de 465 metros por segundo. 3 - a própria luz (o laser no caso), demora cerca de um segundo para percorrer a distância da Terra à Lua. Gostaria de receber os cálculos feitos pelos físicos que são responsáveis pelo "laser", só para conferir.

    ResponderExcluir
  19. PERGUNTA: SE O LASER FOI IDEALIZADO EM 1916 MAS SÒ FOI POSTO EM PRATICA EM 1953 E AINDA MUITO DEBILITADO, PORQUE FOI DEIXADO NA LUA SE ESTE ESPELHO PARA REFLETIR LASER QUE AINDA NEM EXISTIA??????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os espelhos foram deixados entre 1970 e 1972. Ja existia. E mesmo não tendo emissores tão eficientes quanto hoje em dia, não era uma coisa que ia deixar de funcionar por nao ter uso. Tanto que funciona até hoje...

      Excluir
  20. Bando de atestados globabostas toda matéria emite luz. Se vc pegar um laser e disparar na parede em árvores ou seja o que for aquela luz que vc está vendo na outra superfície nada mais é que o reflexo da luz do laser então seus babacas filho de uma p.... Não venha com essas histórias de refletor na lua se a própria superfície da lua condena vcs já que ela reflete a luz do sol como vcs dizem seus alienados...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda matéria emite luz? Claro que não seu burro. Vc vê os objetos pq eles estão recebendo uma fonte de luz. KKK. Se os objetos emitissem luz vc enxergaria tudo que estivesse no escuro não acha? Agora deu pra ver pq vc é terraplanista. Kkk

      Excluir
    2. em busca da verdade....melhor voce estudar a diferença de luz absorvida(que é o caso da iluminação da lua pelo sol e a parede da sua casa que recebe a luz e pódes enxergar pra nao dar de cara nela)e luz refletida(o caso do espelho,que se voce mirar um LASER,ele retorna pra voce)

      Excluir
    3. Isso é facil. Tem uma lua inteira que nao reflete e 2, 3 espelhos que refletem. É só apontar pra qualquer lugar e tentar e apontar pros espelhos e ver a diferenca...

      Excluir
  21. Laser foi inventado a cinquenta anos e com 4 anos de sua descoberta ja sabiamos que deixando espelhos na lua com tamanha perfeição um dia o laser serviria para refletir e medir distancia da lua e quanto esta se afastando.

    ResponderExcluir
  22. nunca fomos pro espaço. qualquer coisa reflete na ionosfera. essa historinha de espelhinho na lua é ridícula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O laser ta refletindo no proprio domo,o mesmo que acontece com a lua que reflete a sua imagem,durante o dia! A Naza é como uma religiao p alguns,nao pode ser contestada!

      Excluir
    2. Legal. O laser reflete no domo... Entao nao preciso apontar para o espelho na lua, posso apontar para qualquer lugar (desde que pra cima) que vai refletir de volta pro mesmo lugar que mandou...

      Excluir
  23. Essa discussão não terminará, pois para os terraplanistas, toda a prova, seja por meio de empirismo, seja por meio de cálculos ou qualquer outro método jamais será aceito, sempre colocarão um SE, um PORÉM conspiratório, rs. Se Jesus retornar e disser que a terra é um geóide, eles dirão que esse Jesus é uma projeção olográfica. Tudo isso porque para eles é inaceitável contestar a bíblia, um livro de história, que conta a vida (telefone sem fio) de um povo com base em uma cultura, conhecimento e vocabulário de uma época (já fartamente demonstrado que foi manipulado por interesses, excluindo e inserindo 'livros' que condiziam com interesses)

    ResponderExcluir
  24. Façam o seguinte, fundamentalistas, pesquisem sobre a TRAVESSIA da Antártida, realizada pela Hyundai a bordo de um Santa Fé. Foi uma excursão de IDA e VOLTA, filmada e devidamente registrada. Uma pena eles não terem batido no Domo nem terem sido impedidos pela NASA e Iluminats, tsc tsc.

    ResponderExcluir
  25. Existem diversas prova de que a terra não é plana, as provas de que ela é plana comprovam que ela não é plana... religião não serve pra explicar fenômenos físicos, desistam. Ah mas se vcs conhecem o cara da página do face "Terra plana Brasil" peçam pra ele voltar a atualizar a página, é legal pra rir kkkkkk

    ResponderExcluir
  26. É decepcionante e preocupante ver comentários de gente acreditando que as missões à Lua são falsas. Reflexo da educação falha em ciência, preferem se alimentar de abobrinhas conspiratórias de blogueiros que, certamente, foram fracassados nos estudos, aquele tipo que abraça a cultura de odiar matérias como física, química e matemática e ainda sim se acha inteligente, a ignorância se espalhando e criando um contingente de analfabetos em ciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Hur dur é decepcionante". Olha ao redor um pouco camarada, quantos erros de CGI nas filmagens dentro da ISS existem, inconsistências nas fotos da ida à Lua, desperdício dos filmes originais, a Nasa fala que a Kodak fez filmes especiais para a missão lunar, mas a mesma nega. Rússia pedindo investigação sobre a ida à Lua. Experimentos e experimentos comprovando a imobilidade da Terra, livros e etc... Americanos, Brasileiros, Portugueses, gente do mundo todo questionando há mais de 40 anos. Por quê é decepcionante ?

      Excluir
    2. Antes os cientistas já fizeram esse experimento de mirar na Lua com laser sem refletores lá! isso mesmo !!!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Rogério Toniolo, esse foi o melhor comentário!

      Excluir
    5. O problema é que os professores ao inves de ensinar ficam militando e doutrinando os alunos em sala de aula. Em vez de aprender o que teriam que aprender, aprendem que o Fidel é o melhor e o sem dedo é um grande estadista. Ai sobra o Iutubi pro pessoal aprender as coisas...

      Excluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. QUE GENTE BURRA NÃO ACREDITA QUE O HOMEM FOI A LUA.

    ResponderExcluir
  29. "...imobilidade da Terra..." Essa de "Imobilidade da Terra" foi boa!!!

    Viva o Geocentrismo!!! Ou será alguma outra teoria? kkkkkkk

    Saiam do You Tube e vão terminar o Ensino Fundamental, bando!!!!

    ResponderExcluir
  30. A União Soviética era o maior inimigo na corrida espacial com os EUA, nunca questionou a descida dos americanos na lua, quem vocês acham que são se a maioria nunca nem mesmo saiu do Brasil pra ir até o Canaveral Cape? Teoria da conspiração às vezes beira ao ridículo. Já basta o cúmulo de dizerem que a Terra é plana.

    ResponderExcluir
  31. A Lua esta em movimento e o laser leva mais de um segundo para atingir o espelho. Como calculam o local exato para apontar o laser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você respondeu sua pergunta nela mesma... eles calculam

      Excluir
  32. Eu acho engraçado esse pessoal que acha que a Terra é plana... Tipo, todo final de tarde eu vejo a po**a de uma estação espacial a 27 mil km/h bem encima da minha cabeça... super refletiva devido aos paineis solares, e a posição da estação coincide coincidentemente com a localização dela nos sites de rastreamento, além de que se eu olhar por telescópio eu a vejo... cadê os terraplanistas agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não sou terraplanista nem duvido da ciência e gostaria de saber como conseguiria ver essa estação espacial justamente para provar aos planolóides que eles são retardados. Como faço pra ver?

      Excluir
    2. um telescopio pequeno ja da... e a localização dela. Olha aqui que tem varios sites para ver quando vai estar passando por cima da sua cidade... https://www.google.com.br/search?num=100&newwindow=1&source=hp&ei=FfNwW-vDBouEwgTil7f4CQ&q=localizar+iss&oq=localizar+iss&gs_l=psy-ab.3..0l2j0i22i30k1l8.3041.7919.0.8740.14.11.0.2.2.0.133.1242.0j11.11.0....0...1c.1.64.psy-ab..1.13.1259.0..35i39k1j0i131k1j0i67k1j0i10k1.0.dbl7sWAENMI

      Excluir
  33. HURR DURR A NASA MENTEM! HURR DURR EU ME BASEIO NO QUE QUALQUER PESSOA FALAR NO YOUTUBE. HURR DURR CERTO É ESSA GALERA ME PROVA BASEADO EM NADA!

    ResponderExcluir
  34. Não adianta explicar, para os terraplanistas, contra argumentos não há fatos!

    ResponderExcluir
  35. Sério precisa provar que a Terra não é plana em 2019? Durante muito tempo achava que era uma brincadeira, mas parece que existem pelo menos 12000 imbecis (eu acho que coitados) que acreditam que a Terra é plana, não vale a pena discutir com essa gente.

    ResponderExcluir
  36. Acho inutil este tipo de discussão.
    1° qualquer prova documental dirão que é forjada
    2° qualquer cáculo será desconsiderado
    3° qualquer testemunho será impugnado como mentira
    não adianta discutir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sol é plano também, sabia? Daqui vejo ele quadrado igual a bola do Kiko😂😂😂

      Excluir
  37. Os caras vivem num sistema solar, onde todos os outros planetas sao redondos, e so a terra e plana😂 Que burrice.Onde é o fim da terra? Vamos fazer peregrinacoes até o precipicio final da terra😂😂😂 Chegando la teremos que voltar senão cairemos no espaço 😂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huhauahuaha....boa....não adianta teimar, os caras acreditam em senso comum, não adianta, são imbecis demais para acreditar num planeta. É que o cerébro delees é achatado de burrice, por isso essa tolice, crendice popular. Os caras não acreditam em ciência, que vivam na ignorância da sua planície.

      Excluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Uma terra que gira a mais mil quilômetros por hora a lua também girando e um cara conseguir acertar essa placa com um laser é muita fé mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então segundo a sua teoria não conseguiriamos ver a mesma face da lua por muito tempo, vc já olhou pra lua, consegue perceber o movimento?

      Excluir
  40. E eu a quando ouvi falar em terra plana no século XXI achei que era uma piada e dei gargalhadas.
    Depois descobri que o assunto era sério, infelizmente.

    ResponderExcluir
  41. Não sou terraplanista, mas preciso fazer uma correção aqui: a última foto mostrada nesta página não foi tirada em Maryland nos EUA e o laser não estava apontado para a Lua. A foto foi tirada na França e o laser estava apontado para um satélite estrategicamente posicionado na órbita da Lua, com espelhos nele. A informação está neste site aqui: https://exame.com/ciencia/depois-de-dez-anos-tentando-nasa-consegue-refletir-laser-na-orbita-lunar/

    ResponderExcluir