quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Resposta à página da Terra Plana - #8

Recentemente, a página da Terra Plana postou uma imagem dizendo que os polos magnéticos não fazem sentido em um globo e que uma bússola aponta para o nada por se tratar de uma grande superfície esférica.


É um bom questionamento, mas com um pouco de pensamento e bom senso é possível ver que há uma grande falha nele.
Se você quer analisar as coisas da forma como elas funcionam no globo, você não pode usar conceitos da Terra plana para tal. Veja bem, se a Terra é plana, você consegue apoiar a bússola em nível e ela apontaria perfeitamente para o norte e sul porque ambos estão no mesmo plano.

No globo, as coisas são um pouco diferentes, justamente porque a maioria das bússolas são feitas em duas dimensões. Certamente, todas as bússolas que você já usou são em duas dimensões, ou seja, apontam apenas para as direções em um plano, como mostrado na ilustração abaixo.



A bússola comum só consegue apontar para os lados desses dois eixos, o X e o Y, mas ainda existe o eixo Z que não foi representado aí, que simboliza a "altura", já que há diferença de nível entre o observador e os polos magnéticos.

O mais próximo que nós podemos chegar de uma bússola em três dimensões, atualmente, são aquelas esféricas que são vendidas pra se prender no vidro dos carros. Apesar de serem esféricas, elas ainda são em duas dimensões, já que se trata apenas de uma bússola imersa em um líquido em uma esfera, porém, restrita a girar apenas nos eixos X e Y. Mas com ela dá pra ter uma noção de como seria se existisse alguma bússola esférica capaz de girar nos três eixos. Seria possível sim ver o ângulo formado com a horizontal, que faz ela apontar justamente para os polos magnéticos.


Pensar um pouquinho não machuca. Abraços!

20 comentários:

  1. Concordo, vamos pensar então: A bússola que vc exemplifica como "3D" ou proximo disso, se mantém nivelada mesmo que o veículo esteja inclinado, por isso foi criada assim. As convencinais precisam estar paradas e niveladas, senão o ponteiro prende-se no vidro ou fundo. Pelo modelo atual as linhas magnéticas acompanham a "curvatura" da terra, sendo o fluxo magnéticos ficam consentrados nos polos. Por que a agulha não aponta para o solo, quando estamos no trópico de capricónio? já que se traçarmos uma tangente a esse trópico, a agulha estaria apontando para as estrelas e não para o polo?

    Por que o fenômeno se repete no mesmo tipo de bússola esférica? principalmente quando o veículo desce uma ladeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual é a inclinação magnética no tropico de cancer? ou capricornio? em torno de 25 graus, isso indica que a bussola não deve apontar para o solo e sim no maximo 25 graus. Esse é um dos motivos que ela bate no vidro e vc tem q tentar nivela-la. É só vc ver a inclinação das linhas de campo magnético

      Excluir
    2. tem um experimento bem simples basta linhaça de ferro papel branco e um imã coloque a linhaça em cima de um papel sobre uma mesa, aproxime o imã por baixo da mesa devagar e aos poucos a linhaça vai fazer um desenho que são as linhas do campo magnético estas linhas não vão direto para os polos mas forma uma curva no caso da terra segue a superfície e forma um vinco sobre os polos isto forma as auroras boreais e austrais (isto não deveria existir na terra plana)

      Excluir
    3. http://br.blogthinkbig.com/2016/01/16/4-experiencias-com-magnetismo/

      a ciência é bem mais simples do que você tentam fazer parecer

      Excluir
    4. Façamos um exercício mental. Embarquemos imaginariamente num helicóptero em direção ao Polo Norte. Quando estivermos exatamente em cima do Polo Magnético Norte, fiquemos pairando exatamente em cima do polo e observemos imaginariamente para onde nossa bússola plana ou esférica estaria apontando. Na bússola plana que deve estar nivelada horizontalmente, a parte norte da agulha que é a imantada, grudará no "chão" da bússola, num movimento tipo gangorra. Na bússola esférica o norte da bússola apontará para o piso do helicóptero e o sul da bússola esférica estará apontando para o teto do helicóptero, ou se prolongarmos a linha imaginária além do teto do helicóptero, o polo sul estaria lá no espaço sideral. Repetindo-se a mesma viagem imaginária com o Polo Sul, quando estaríamos pairando de ponta cabeça sobre o Polo Sul, mesmo assim a nossa ponta imantada norte de nossa bússola plana continuará grudada no "chão" apontando para o Norte Magnético, que está situado na extremidade oposta ao Polo Sul sobre o qual estaríamos pairando de ponta cabeça e a bússola esférica continuará apontando para o chão do helicóptero e o Polo Sul apontará para o espaço sideral. Num Globo Terrestre nenhuma bússola funciona.

      Excluir
    5. Jean, a viagem imaginária de helicóptero pode ser repetida em sua própria residência. É só comprar um ímã cilíndrico e espetá-numa laranja. Aí você peque uma bússola simples plana e a coloque pairando em cima do polo magnético Norte do eixo. Vai acontecer a mesma coisa que em nossas viagens imaginárias de helicóptero ao Polo Norte e ao Polo Sul: o Norte da Agulha de nossa bússola plana grudará no chão da bússola plana tipo gangorra e a nossa bússola esférica estará apontando para o espaço sideral. Não se deixe enganar. Veja que a afirmação do camarada já começa com uma desonestidade:

      "Se você quer analisar as coisas da forma como elas funcionam no globo, você NÃO PODE(!) usar conceitos da Terra Plana como tal"

      Só esta frase já acaba com todos os seus argumentos, numa tacada só,seus argumentos anteriores e posteriores.

      Esta frase é um tipo de cheque mate intelectual. É golpe baixo, e ponha baixo nisso, pois este tipo de semântica desonesta, o obriga aceitar desde o princípio, que a Terra é um Globo.

      Excluir
  2. Ei, Terraplanista escravo de pastor, vamos ao empirismo? A hyundai ATRAVESSOU a Antártida com um carro modelo Santa Fé, IDA e Volta, filmado e registrado, pesquise. Uma pena não ter batido no Domo nem ter sido impedido pela NASA e Iluminats, tsc tsc. Entendam, em algum momento vocês terão que encarar a realidade, os manipulados são vocês, fundamentalistas religiosos, que interpretam a Bíblia na literalidade quando convém ou constroem interpretações quando é necessário. É só um livro, com a história, crendices, vocabulário e conhecimento do povo de uma época, história essa contada ao longo de várias gerações (telefone sem fio). Para de dar dinheiro a pastor, povo gado. Deus é muito maior do que vocês acham.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não atravessou, apenas beirou o litoral. Você pode confirmar minha afirmação olhando o percurso no próprio modelo globalista, ela apenas "atravessou" uma faixa estreita de terra, na maior parte do tempo ficando próximo ao mar.
      Como terraplanista, sei que ela apenas circulou os mares, tanto que levou mais de um mês pra finalizar o percurso. Teria sido muito mais rápido se vivêssemos num globeta, não acha?

      E aconselho que estude um pouco sobre as viagens ao "Pólo Sul" também, viajam pouquíssima distância do mar até ele. Nunca cruzam a Antártida de fato, nunca ATRAVESSAM o continente como sempre dão a entender.

      Excluir
    2. típica resposta, "beirou a costa" não vi o vídeo mas aposto que se eles realmente entrassem no continente passarem no polo sul vão dizer "hur dur" eles não chegaram no domo, faltou Xkm para chegar ao domo" ai se fosse provado que eles andaram Xkm "Faltou 2Xkm" ou seja o domo sempre vai estar um pouco mais longe
      E o tal exercito da ONU... ah o exercito da ONU que todos vocês falam mas ninguém mostra fotos de armamentos né (engraçado que sempre exigem uma foto da terra globo mas quando mostramos falam que é olho de peixe) qual seria o efetivo militar necessário para cobrir a antartida tal qaul nenhum avião ou barco poderia se aproximar? bom vamos para um pequeno exercício mental e matemático...

      Excluir
    3. supondo que a circunferência do é de aproximadamente 40.000km na terra globo meia circunferência seria de 20.000km, esta seria a distancia aproximada entre os polos (ou entre o centro e a borda do disco como prefiram...) estou arredondando os números mas a logica ainda é valida e se quiserem tirar a limpo minhas contas coloque suas réguas no horizonte e faça os cálculos.

      pois bem queremos saber a circunferência da tal borda da terra então só precisamos calcular o perímetro de uma circunferência de raio 20.000 ou seja p=2.r.π ou seja 125.663km aproximadamente

      A parte mais difícil deste calculo foi achar a quantidade ideal de soldados vigiando por quilometro, então vamos tomar como base a fronteira entre México e Estados Unidos. Mesmo sendo bem vigiada ainda existem muito trafico de pessoas tentando entrar ilegalmente no pais da NASA então podemos dizer que a quantidade de militares desta fronteira é "razoável" pois bem em minha pesquisa vi que a fronteira dos dois países possui 3141km de extensão cerca de 1/3 dela esta protegida por muros e possui um efetivo militar de 18.500 soldados, bom eu não tenho total confiança nestes números mas isto é só para temos uma base, fazendo as contas temos em media 5,73 soldados/km claro este numero não é exato existem áreas mais vigiadas e outras menos vigiadas mas enfim temos os números

      Excluir
    4. como eu disse antes a extensão da beira da cúpula é de 125.663km com 5,73 soldados/km teríamos 720.131 soldados patrulhando a antartida, e este numero é só de soldados patrulhando como patrulham a fronteira com o mexico, imagino pelo drama que vocês fazem que este numero deve ser um pouco maior vamos aumentar este valor em 25% temos pouco mais de 900.000 soldados mas este é o que eu chamo de "numero cru" obviamente para patrulhar um continente frio e desabitado seriam necessários todo um serviço de apoio médicos, cozinheiros, instalações etcpodemos facilmente chegar ao triplo do valor 1.800.000 pessoas, supondo que este povo todo não venha de uma única família incestuosa que se reproduz só para gerar este exercito vamos dizer que em média cada um deles tenha uma família simples pelo menos 1 irmão 2 pais 4 avôs e 3 parentes secundários (tios ou primos) isto uma media de 10~12 pessoas isto aumenta o numero para 20.000.000 de pessoas envolvidas apenas para a parte da vigília do domo eu acredito que este numero deveria ser maior já que eu só joguei números pensando na fronteira MexicoxEUA e de onde viria este efetivo? seriam necessários 10 exércitos do EUA que é de 1,4 milhões de soldados o maior exercito DO GLOBO TERRESTRE VEZES 10 vocês entendem o quanto isto envolveria? ah mas você pode dizer que isto seria uma força conjunta de vários países, e blablabla não interessa se mesmo todos os exércitos do mundo contribuíssem com isto seria algo fora do controle de qualquer agencia conspiratória

      Por que eu escrevi tudo isto? para mostrar como certas teorias da conspiração falham neste mesmo ponto os grandes números, quanto maior o numero de envolvidos maior são as chances de vazarem informações, tal qual aconteceu com CONSPIRAÇÕES REAIS como o escândalo das escutas denunciado pelo Wikileaks, não ia ser necessário molhar laranjas ou colocar régua no horizonte, haveria fotos da borda, gravações transmissão de dados coisas mais serias do que estas piadas em forma de blogs e canais no Youtube, quanto maior uma conspiração mais chance tem dela falhar, mas a terra plana é um verdadeiro show de humor com personagens caricatos e ridículos talvez no meio de tantos idiotas existe gente esperta lucrando com a ignorância, canais no Youtube sobem rapidamente quando fala sobre terraplana ou outras conspirações blogs ganham views paginas do facebook ganham curtidas e contas no twiter ganham seguidores aos montes, então quem realmente engana as massas? a NASA? ou centenas de malandros em cima de milhões de trouchas? certa vez comparei a Terra plana com o filme Centopeia humana um comendo a bosta do outro mas alguém sempre fica com a boca livre não é verdade?

      VOCÊS SE ORGULHAM DE CONTESTAR IDEIAS FABRICADAS? O QUE É A TERRA PLANA AFINAL?

      Excluir
  3. Os terraplanistas falam de pólo no singular. Existiria monopólos na natureza, na cabeça deles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só observar o cruzeiro do sul quebra a perna deles mas é difícil tirar as bundas planas deles de frente do computador e ir ver ciência no campo, é como uma centopeia humana o que um caga o outro engole

      Excluir
  4. É só magnetizar uma agulha (com qualquer imã) e pendurar num barbante qualquer. QUALQUER UM PODE FAZER ISSO, apenas deve-se ter o cuidado de amarrar a agulha em seu centro de gravidade antes de magnetizá-la, quanto maior a agulha, mais claro fica o experimento. A agulha apontará sempre para o Norte Magnético (e não para o chão!).

    Terraplanistas estão corretos mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja ouviu falar em declinação e inclinação do campo magnético da Terra? Não aponta para o chão devido a inclinação magnética (o angulo que o campo magnético faz com a superficie). Se você observar as linhas de campo no globo vai entender o porque da agulha não apontar para o chão. Eu quero ver é o campo magnético toroidal como dizem os terraplanistas gerar o mesmo efeito em uma bussola

      Excluir
    2. já ouviu falar de linhas de campo magnético? elas não seguem direto para o polo magnético elas formam campos em forma de torus você nem pesquisa sobre os argumentos que tenta refutar assim fica fácil né terrachata kkkkkk

      Excluir
  5. Esqueci de retribuir a alfinetada: "pensar um pouquinho não machuca". Só cuidado para não se machucar com a agulha.

    Mas garanto que até uma criança consegue pensar na solução que dei e criar uma bússola ela mesma. Só precisa de um imã qualquer. Até uma criança não se limitaria a dar desculpinhas sobre bússolas redondas ou merda do tipo.

    A propósito, vocês, globalistas, têm fetiches estranhos com globos, hein? Sempre dão uma desculpa pra justificar o fetiche por bolas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e esta falácia ad hominem? da para ter argumentos sérios? se vocês acreditam em magnetismo mas não em gravidade mal sabe os princípios do que argumenta caga no tabuleiro e sai cantando de galo, você não passa de um hipócrita sem argumentos, faça o experimento da linhaça de ferro com um imã e veja por que uma bussola precisa ser nivelada e não aponta para o chão

      Excluir
  6. Terra plana sem terras além domo fica incompleta

    ResponderExcluir