domingo, 20 de dezembro de 2015

Resposta à página da Terra Plana - #6




A página do Facebook "Terra Plana - Astronomia Zetética" postou uma imagem em que supostamente eles refutam a gravidade newtoniana, dizendo que quando mais carregada a nuvem é, mais ela deveria sofrer atração gravitacional.

Esse post é só mais uma prova de que o administrador não concluiu o ensino básico, ou, se o fez, era muito sonolento, e dormia nas aulas de geografia, matemática e física.


A página faz uma suposição como se fosse falsa, mas na verdade ela é verdadeira! É exatamente isso que acontece, nuvens mais carregadas são mais massivas, e portanto sofrem mais atração gravitacional, aproximando-se do solo.


Voltando ao sexto ano do ensino fundamental, aprendemos que a água de lagoas, lagos e mares é evaporada e sobe, em forma de vapor d'água. O vapor também pode ser liberado pela transpiração das plantas e de animais. 


De manhã cedo, quando acordamos, muitas vezes vemos os vidros dos carros molhados, ou a grama no chão também molhada. Isso ocorre por causa da formação do orvalho perto do solo. Os objetos que estão perto do chão servem de núcleos de condensação, onde as moléculas de água evaporadas acabam se condensando, formando o orvalho. Também pode ocorrer a formação do nevoeiro ou da neblina, que são pequenas nuvens que entram em contato com o solo. São comuns em regiões de altitudes elevadas e temperaturas baixas.


Se não houverem objetos próximos, o vapor continua a subir, por conta da temperatura do ar, e se houver saturação do ar, com poeira e outras partículas, o vapor se condensa lá. Conforme aumenta a altura, a temperatura diminui, tornando mais fácil a condensação da água.


As nuvens podem ser classificadas por 3 aspectos: Forma, constituição e altura:


A forma pode variar, existem as nuvens Estratiformes, Cumuliformes, Estratocumuliformes e Cirriformes (as nuvens do tipo Cirrustratus são finas camadas de gelo, responsáveis pelo fenômeno conhecido como halo).


A altura delas varia em uma faixa de 6km de altura. Nuvens baixas alcançam a altitude de 2km, e são formadas apenas por água. Nuvens médias alcançam uma altitude de até 8km, dependendo da latitude. Nuvens acima de 8km são consideradas nuvens altas, e são formadas apenas por cristais de gelo.



A constituição delas pode ser sólida (formada por cristais de gelo), líquida (formada por gotículas de água), ou uma mistura dos dois.

As nuvens responsáveis pelas trovoadas, e pela precipitação intensa são as do tipo Cumulusnimbus, cuja base (parte mais carregada, mais pesada) fica entre 700m e 1.500m de altura.


Imagem mostrando os tipos de nuvens. Repare que, quanto mais baixa a altura das nuvens, mais concentradas e grossas elas ficam.

Então, caro administrador, antes de fazer posts desse tipo, pesquise antes, pois você pode estar dizendo que algo verdadeiro é mentira. (como faz na maioria das vezes, sem perceber)

Mais sobre formação de nuvens.
Outros links.

Um comentário: